Saúde e Beleza

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  • Oportunidade de negócios

    Uma tendência facilmente identificável é a da preocupação e busca pela Saúde e Beleza. Apesar de terem significados distintos, esses dois termos são completamente interligados, pois ambos são alvos das pessoas que procuram o bem-estar, bastante valorizado nos dias de hoje.
    Temos certeza que você empreendedor já percebeu o número de pequenos negócios que envolvem o assunto. Estabelecimentos que atendem o público movido por essa tendência estão em todos os lugares. Veja a atividade de cabeleireiro, por exemplo. Ela é atualmente a segunda no ranking de atividades escolhidas pelos Microempreendedores Individuais, com 10.872 profissionais inscritos em Goiás (dados do Portal do Empreendedor de março de 2014). E esses números não contabilizam as micro e pequenas empresas. São inúmeros negócios para atender uma população que a cada dia se preocupa mais com sua aparência.
    E a saúde onde fica nisso tudo? Bem próxima, principalmente depois que ficou clara a relação entre os benefícios da alimentação saudável e dos exercícios físicos para a preservação da saúde, melhoria da aparência por meio da manutenção do peso e a conquista da longevidade.
    Vamos a alguns fatores que demonstram a força dessa tendência:

    • Centros de beleza especializados no público masculino
      A área de beleza deixou de ser um território somente das mulheres, e a cada ano esse cenário vem incluindo mais adeptos da ala masculina. O grande diferencial é criar ambientes direcionados e exclusivos aos homens, nos quais não se sintam constrangidos e que possam realizar todos os tipos de tratamentos. É interessante que se tenha um ambiente discreto, cores neutras, luz suave, pouca conversa e atendimento rápido.
      O desejo de privacidade move muitos desses clientes. Eles desejam fazer procedimentos como depilação e se sentem constrangidos em estar na presença de mulheres.
      Centros estéticos e salões de belezas especializados nesse público são boas opções para o homem atual, que busca uma boa e saudável aparência.
      Muitos empreendedores confundem as clínicas com os centros estéticos. Fique atento à diferença. As primeiras exigem profissionais técnicos responsáveis (usualmente médicos), além de registro em órgão específico, uma vez que nesse tipo de empresa realizam-se cirurgias plásticas, de eliminação de varizes, dentre outros procedimentos, orientados por um profissional médico. Já os centros de estética não demandam profissional técnico responsável, recomendando-se, contudo, que os tratamentos estéticos sejam realizados por profissional qualificado. Antes de abrir, verifique se os procedimentos que pretende atender necessitam de responsabilidade técnica.
    • Personal trainer (familiar, pequenos grupos, cardiopatas, idosos)
      O personal trainer familiar ainda mantém a característica de serviço personalizado, desde que você tenha o cuidado para não aceitar grupos muito grandes para não perder o foco e o toque do atendimento individualizado.
      Muitas pessoas preferem se exercitar em grupo, assim se sentem mais motivadas. Faça pacotes para grupos de amigos ou familiares, você verá que o próprio cliente, interessado a formar o grupo, pode lhe ajudar a vender o serviço. Um dos maiores benefícios é proporcionar ao cliente um menor custo do valor da hora/aula e maior atenção especializada.
      O profissional pode se especializar também em atender pessoas com necessidades especiais, como cardiopatas e idosos.
    • Restaurantes e lanchonetes com cardápios mais saudáveis
      É crescente o número de pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, com alimentos balanceados e nutritivos, com menor teor de açúcar e gordura. Esse tipo de consumidor está mais antenado com a sua saúde e seu bem-estar.
      O empreendedor pode optar por oferecer um cardápio pensado completamente nesse público, como estabelecimentos especializados em saladas e grelhados, comida natural ou lanches leves. Além da qualidade dos ingredientes utilizados, os pratos precisam conter uma apresentação capaz de “encher os olhos” do consumidor. Um estabelecimento desse tipo deve ter uma boa localização, com amplo acesso, pois não são todas as pessoas que consomem esse tipo de alimentação.
      Apesar de ser uma tendência que tem ganhado espaço no mercado, especialistas afirmam que ainda existem muitas pessoas, principalmente homens, que não acreditam que comida saudável realmente alimenta, acreditam que esse tipo de alimento é para quem faz dieta. O brasileiro à medida que se informa melhor sobre esse tipo de alimentação, vai aderindo ao conceito e amadurecendo o mercado.
      Outra forma de acompanhar essa tendência é abrir um estabelecimento com opções tradicionais e adicionar a seu cardápio opções mais saudáveis. Não é necessário vender somente alimentos saudáveis, há vários estabelecimentos, inclusive franquias, que vêm tornando seu cardápio mais leve. Mesmo os menores estabelecimentos devem ter uma quantidade de opções que atendam esse público, considerando que cada vez mais pessoas buscam comidas mais leves.
    • Serviços em domicílio de massagem, manicure, cabeleireiro
      Há algum tempo, as manicures prestavam seus serviços nas residências de suas clientes, hábito comum que outros profissionais da área de beleza também passaram a praticar. Hoje, cabeleireiros, esteticistas e massagistas também aderiram a esse tipo de atendimento.
      A possibilidade de poder atuar por conta própria, de organizar seus próprios horários, sem as despesas de administração do espaço físico, ou mesmo repassar a comissão ao dono do salão, que não sai menos que 30 a 40%, pode ser um bom atrativo para essa forma de trabalho.
      Oferecer serviços na casa dos clientes possui vantagens, porém, a formação de clientela exige persistência e dedicação. Ao investir nesse tipo de prestação de serviços é bom saber que você poderá passar por algumas situações que exigirão discrição.
      Outro detalhe importante que você deve ter sempre em mente é o respeito aos horários, previamente marcados. Pode ser interessante prestar o atendimento em horários alternativos como finais de semana, feriados, ou à noite. Tudo para que seu cliente possa receber um atendimento especial, sem precisar sair de casa.
      Você pode aumentar um pouco mais o preço do seu serviço quando computar o tempo de deslocamento, o conforto e praticidade que você oferece em seus atendimentos. Assim, mesmo que você reduza o número de atendimento, o seu faturamento não será alterado. É possível fazer pacotes e buscar atender clientes na mesma região (no mesmo condomínio, por exemplo), oferecendo descontos.
      Uma possibilidade ainda não muito explorada é direcionar esses serviços aos idosos, que nem sempre têm condição de sair de casa. Outras clientes potenciais para esse tipo de negócio, principalmente para massagem, são as recém-mamães que tem pressa em retornar à antiga silhueta.
    • Consultoria de imagem e estilo (Personal Stylist)
      O consultor de imagem e estilo tem a missão de adaptar, influenciar e construir a imagem pessoal do cliente em relação às configurações do mercado, valorizando as particularidades de sua aparência.
      O método de trabalho consiste em fazer uma avaliação do perfil do cliente, conhecer e organizar seu guarda-roupa, sugerir combinações entre as peças existentes e ajudar a comprar novas, apropriadas ao tipo físico e seu estilo pessoal, fazendo uma coordenação de roupas harmoniosas. O importante é que o profissional ajude o cliente a valorizar sua imagem.
      Mesmo entendendo de moda (essencial) é muito importante que o empreendedor busque um bom curso especializado antes de começar. Nesse negócio a indicação é o principal fator de crescimento.
    • Outras oportunidades
      Alguns negócios tradicionais também têm espaço nessa tendência como: salão de beleza, centros e clínicas de estética, academias de ginástica e comercialização e industrialização de produtos relacionados à beleza, restaurantes e lanchonetes de sucos e comidas naturais, spas e centros de bem-estar etc.
    • 1Preocupação com a aparência
      Apenas 8% das mulheres estão totalmente satisfeitas com seu corpo e 92% das mulheres acreditam que outras pessoas reparam em seus defeitos físicos (Pesquisa “Beleza da Mulher Brasileira” – Sophia Mind - empresa de pesquisa e inteligência de mercado do grupo Bolsa de Mulher). A preocupação com a estética e a aparência ocupa boa parte do tempo livre e dinheiro das consumidoras de todas as idades, classes sociais e escolaridade. Esta realidade impulsiona o mercado da beleza, que tem a mulher como sua mais ávida consumidora. São uma infinidade de tratamentos, produtos, equipamentos para cada pedacinho do corpo humano e suas nuances, atendendo a perfis cada vez mais especializados. Tudo isso é refletido em números. Segundo dados da Euromonitor International, há mais de 15 anos, o setor de Produtos de Higiene e Beleza apresenta, no País um crescimento anual de 10%, empregando cerca de 5,7 milhões de pessoas, colocando o Brasil em terceiro lugar no ranking mundial no que diz respeito ao consumo de produtos de beleza.
    • 2Pressão da mídia e da sociedade
      Um corpo belo e escultural é o padrão que a sociedade, com o apoio da mídia, tem imposto às mulheres, e ele não é nada fácil de alcançar. A busca para alcançar esse padrão tem se tornado uma das grandes aflições da mulher moderna, gerando o chamado culto ao corpo que ocorre principalmente nos grandes centros. Influencia não só o consumo de cosméticos, mas também o de outros produtos e serviços ligados à beleza, como as atividades físicas e as cirurgias plásticas.
    • 3Maior interesse dos homens com a aparência
      Mesmo que de forma mais discreta que as mulheres, os homens também têm demonstrado crescente interesse em tratamentos cosméticos. Muitos já perceberam que uma boa aparência, proporcionada por esses tratamentos, ajuda na vida profissional e pessoal. Além disso, a tendência estética atual consiste em manter uma aparência saudável e jovial, mesmo na maturidade. E isso reflete não só na busca por serviços. De acordo com a Folha de São Paulo, de 2006 a 2011, o consumo de produtos de higiene e beleza para homens cresceu 163% no Brasil, alcançando cerca de US$ 4 bilhões de faturamento.
    • 4Aumento da renda
      Considerando que a preocupação com a saúde e com a aparência é global, mesmo que com diferentes níveis de intensidade, o aumento do número de consumidores e do seu poder de compra evidentemente influenciará esse mercado. Um importante indicador desse fato é o aumento do número de potenciais clientes de procedimentos cirúrgicos estéticos, considerando o acesso de novos consumidores nas classes econômicas mais altas e o acesso ao crédito. Com o aumento da renda, também sobra mais dinheiro para investir em melhor alimentação e nos cuidados com a saúde.
    • 5Consumo saudável
      A tendência para os próximos anos é de valorização da saúde nas decisões de consumo e aumento da demanda por produtos e serviços orientados à uma vida saudável. Segundo a Macroplan, 80% dos jovens procuram alimentos mais saudáveis; 21% consomem produtos orgânicos e 35% dos domicílios brasileiros consomem produtos diet e light. Além disso, boa parte dos consumidores está disposta a gastar mais em produtos que tragam benefícios para a saúde. Outro fator que comprova a influência dessa tendência foi exposto pelo estudo Brasil Food Trends 2020, que aponta que 59% das pessoas que se consideraram acima do peso pretendem fazer dieta e reeducação alimentar e 57%, atividade física.
    • 6Busca do bem-estar e qualidade de vida
      Além da alimentação citada acima, as pessoas têm se responsabilizado cada vez mais por sua própria saúde e bem-estar, buscando comportamentos mais saudáveis refletidos em cuidados com o corpo e a mente. A qualidade de vida é o maior objetivo. Assim, o bem-estar interior também tem tido destaque e as pessoas cada vez mais recorrem a serviços que proporcionem o equilíbrio ao lidar com a ansiedade, irritabilidade, fadiga e o estresse, tão comuns no cotidiano. Nesse sentido, algumas alternativas têm tido boa aceitação como a massagem terapêutica, a acupuntura, a reflexologia, entre outras.
    • 7Envelhecimento da população
      A verdade é que o aumento da expectativa de vida (no Brasil passou de 69 anos, em 2000, para 73, em 2010) é um dos principais propulsores daqueles que querem transformar suas vidas com hábitos saudáveis, afinal de contas, para viver mais, com saúde, os cuidados necessários devem ser redobrados. A expectativa, de acordo com projeções do IBGE para 2020, é que Goiás contará com 555.704 habitantes com idade acima de 65 anos.
    • 8Mudança da noção do supérfluo
      Essa é uma tendência apontada pela Kantar Worldpanel que afeta diretamente o mercado da beleza. Uma boa parte de consumidoras não acredita que os cuidados com a beleza sejam supérfluos e não os cortam de seu orçamento. Muitas mulheres preferem reduzir seus gastos com comida a deixar de ir ao salão de beleza. Elas consideram a aparência como investimento.
  • Você sabia?
    - Alguns hábitos de consumo das mulheres brasileiras foram mapeados pela sophia mind, em uma pesquisa com 3.500 mulheres de todo o país das classes a, b e c.
    - Segundo elas, a beleza e o bem-estar influenciam nas relações do dia a dia das mulheres, seja com o marido ou parceiro (98% das entrevistadas), colegas do ambiente de trabalho ou relações profissionais (97%), amizades e com os filhos (88%).
    Fica a dica!
    Quando as mulheres querem se dar um presente, 45% arrumam o cabelo e 39% vão à manicure. Isso não é à toa. Muitas mulheres consideram uma passada no salão de beleza como terapia.
    Se a mulher está com a autoestima baixa é bem provável que ela queira ir a um salão para cuidar das unhas, hidratar e escovar os cabelos, retocar as sobrancelhas. Talvez até mudar totalmente o visual. O importante é relaxar e sair de lá melhor do que entrou.
    Lembre-se disso ao compor o ambiente de seu salão e redobre o cuidado com o atendimento dessas clientes.
    • Você tem um salão de beleza e o movimento está fraco? Que tal buscar novos clientes nas redondezas. Faça uma lista de possibilidades. Você pode fazer convênios com empresas ou associações nos arredores, oferecendo descontos ou a possibilidade de acerto no fim do mês.
    • Utilize as outras tendências a seu favor. A economia de tempo pode ser bem explorada em empresas como salões de beleza e centros estéticos. Cumpra os horários marcados, verifique a possibilidade de opções alternativas de horários para atender os clientes com dificuldade de encontrar uma brecha na agenda.
    • Que tal estimular a fidelidade de sua clientela por meio de um programa de fidelidade. Você pode optar por oferecer um programa em que os clientes acumulem pontos em suas compras e, ao atingir um determinado número, eles possam trocar por algum produto ou serviço da empresa. Outro meio é fornecer um cartão ou controle para o cliente, no qual todas as vezes que o cliente consumir determinado serviço, a empresa dá um visto no cartão, e, ao completá-lo, ele ganha um grátis. Você pode usar o processo bem simplificado, utilizando até o verso do cartão de visitas. Por exemplo, em cada dez visitas à manicure, a cliente ganharia uma de graça. É importante que as regras sejam bem claras, por escrito, para o consumidor não se sentir lesado.
    • Você pode criar turmas especiais em sua academia de ginástica para grupos específicos como idosos ou crianças.
  • Idéias de Negócios

    Veja aqui algumas idéias de negócios com grande potencial para Goiás, conforme o Estudo de Tendências e Oportunidades de Negócios produzido pelo Sebrae.

    Para cada idéia serão apresentados conceitos e informações relativas a processo produtivo, mercado, marketing e vendas, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, necessidade de pessoal, custos e capital de giro, fonte de recursos, planejamento financeiro, legislação, cursos, eventos e sites com informações de interesse do empreendedor.

    Selecione e receba em seu e-mail ou envie à um amigo as idéias de negócios que lhe interessar.

    Lembre-se, decidindo em abrir a sua empresa ou desejando expandí-la, procure o Sebrae mais próximo para lhe ajudar com seu plano de negócios e demais estratégias para o sucesso de seu empreendimento. Boa sorte!

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