Internet e Conectividade

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  • Oportunidade de negócios

    Desde o desenvolvimento da internet no Brasil nos anos 90 e a sua posterior popularização, motivada inicialmente pelos e-mails e sites de bate-papo, a forma como o mundo se relaciona mudou completamente.

    A internet é uma fonte inesgotável de opções e possibilidades que envolvem o usuário em atividades de diversas naturezas, a qualquer tempo e hora, quebrando as barreiras territoriais e até mesmo linguísticas (através de diversas ferramentas de tradução), mudando as formas de interação, alterando definitivamente formatos de negócios, trazendo à tona novas necessidades e deixando obsoletos ou pelo menos reduzindo a utilidade de alguns produtos e serviços.

    • Novas profissões ligadas à internet que podem ser exercidas por meio de prestação de serviços
      Para você, empreendedor, que possui alto domínio da tecnologia e realiza com desenvoltura alguma atividade específica ligada à internet, você já pensou em se formalizar e oferecer esse serviço para diversos clientes? A mudança proporcionada pela tecnologia da informação trouxe consigo muitas oportunidades que exigem mão de obra especializada e enquanto algumas empresas buscam contratar esses novos profissionais para o seu quadro de pessoal, outras preferem terceirizar os seus serviços.
      Você pode atuar sozinho e quando necessário buscar parcerias e, posteriormente, conforme aumentar sua carteira de clientes (esperamos que logo), contratar uma equipe de profissionais para desenvolver o trabalho. Esse tipo de trabalho permite diversas formas de atuação, sendo possível atender os clientes por meio do desenvolvimento de projetos, da prestação de serviços de consultorias pontuais e/ou realização de treinamentos, da implantação de programas, ou por intermédio do atendimento ao cliente de forma periódica e terceirizada. Tudo vai depender da atividade e natureza do serviço que você exercerá.
      Você também pode se associar com pessoas que façam serviços complementares para agregar valor a seu serviço. Somente esteja certo de que esse profissional tenha a seriedade e competência exigidas. O ponto principal aqui é a excelência do serviço e a atualização e especialização constantes.
      Alguns exemplos de atividades que podem ser exercidas dessa forma: consultor de redes sociais ou analista de redes sociais; blogger profissional; especialista em otimização de sites; arquiteto de informação.
    • Desenvolvimento de aplicativos (apps)
      Um aplicativo é um programa específico que pode ser baixado e instalado em determinados equipamentos eletrônicos. Ele pode ou não ser desenvolvido por uma startup.
      O empreendedor que decidir prover esse tipo de solução pode desenvolver projetos específicos para empresas e/ou colocar uma boa ideia em prática que não atenda especificamente os objetivos de uma empresa, mas as necessidades de um grupo de pessoas e comercializá-lo em lojas virtuais especializadas. Uma empresa não deve depender apenas da venda de seus aplicativos diretamente para o usuário final. Os especialistas alertam que para se ter sucesso nesse mercado é preciso ter jogo de cintura e muita criatividade para driblar a concorrência crescente.
      Aposte no conceito de multiplataforma, ou seja, desenvolva produtos compatíveis com os principais sistemas operacionais presentes no mercado atualmente: iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry.
    • Desenvolvimento de jogos eletrônicos
      O jogo é hoje a categoria de aplicativo mais popular e responsável por um mercado em expansão. É uma área bastante versátil e abrangente que atinge os mais variados públicos, indo além do entretenimento. Jogos publicitários, educativos e empresariais também representam importantes oportunidades de negócio para essa indústria.
      Uma opção para driblar as dificuldades de comercialização é trabalhar com clientes internacionais. Os principais desafios desse negócio são obtenção de financiamento e comercialização. A internet pode ser importante aliada na divulgação desse tipo de produto.
      O segmento já está recebendo alguns incentivos, por meio de investimentos e apoios governamentais, como a inclusão na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
    • Soluções para implantação e manutenção do sistema de E-commerce (comércio eletrônico)
      O E-commerce ou comércio eletrônico é a compra ou venda de mercadorias ou serviços, realizada por meio da internet.
      O aumento na confiança no meio de comércio eletrônico projeta crescimento também para os pequenos negócios.
      Os empreendedores podem contribuir com empresas ou outros empreendedores que pretendem adentrar no mercado virtual, realizando algum tipo de prestação de serviços que contribua para isso. De acordo com publicação do Sebrae “Internet para Pequenos Negócios”, você pode criar uma empresa que desenvolva lojas virtuais, criando uma ferramenta própria ou revendendo de terceiros. Outra opção de se trabalhar nesse mercado é preparar as operações da empresa-cliente para realizar esse tipo de trabalho, considerando que o comércio eletrônico não se limita apenas ao ato de venda, mas cobre todas as trocas que a empresa pode ter com os clientes, desde o pedido de orçamento até o serviço de pós-venda. Ele engloba a realização de orçamentos on-line; a disponibilização de um catálogo eletrônico; o plano de acesso aos pontos de venda; a gestão em tempo real da disponibilidade dos produtos (estoque); o pagamento on-line; o acompanhamento da entrega; o serviço pós-venda.
      O empreendedor deve estar atento que uma empresa que pretende trabalhar com e-commerce nem sempre quer manter suas operações somente em meio virtual. Muitas empresas desejam utilizar-se do modelo virtual e do tradicional e manter apenas parte da operação, baseada na internet. É importante que ele entenda a necessidade desse cliente e ofereça opções diversas de atendimento.
    • Digitalização de documentos
      A digitalização de documentos é o processo de conversão de documentos físicos, em formato digital, em que são escaneados e passam por um processo de classificação que garante a rápida localização das informações. Além de oferecer os serviços de digitalização, o empreendedor pode oferecer também os serviços de arquivamento e gerenciamento de documentos, microfilmagem.
      Benefícios oferecidos para os usuários do sistema: aumento da produtividade devido à facilidade de acesso e de distribuição dos documentos e a redução de tempo das atividades que requerem a análise de documentos; redução de custo com cópias, impressões e logística de documentos; maior segurança das informações armazenadas; preservação do arquivo físico; integração de dados ativos e históricos.
    • Startup
      Você tem uma ideia inovadora? É uma pessoa motivada e empreendedora? Uma startup pode ser uma boa opção para você iniciar seu negócio.
      Empresas, normalmente de base tecnológica, que querem explorar produtos e modelos de negócios inovadores passam por um período de experimentação chamado de startup. Essa é a fase em que os empreendedores testam suas ideias, verificam se conseguem entregar um produto adequado e rentável ao mercado.
      O risco nesse tipo de negócio é bem real e nem sempre as ideias têm sucesso ou os empreendedores contam com capital próprio suficiente para investir até que o negócio se torne viável. Daí vem uma importante figura, o investidor. Dentre os tipos de investidores existentes, os investidores anjos são figuras importantes e dispostas a participar da criação de startups. O investidor anjo é um profissional experiente, bem-sucedido, capitalizado, que se torna sócio trazendo à sociedade dinheiro, orientação, networking e dedicação, em geral.
      Se você deseja criar uma startup, em primeiro lugar observe o mercado em que estará atuando e procure conversar com pessoas que conheçam esse mercado, inclusive clientes. Apresente a sua ideia e ouça opiniões, entenda qual o real interesse delas, sinta, principalmente, se quando o negócio estiver pronto essas pessoas contratariam ou comprariam seus produtos e serviços.
      O próximo passo seria fazer um protótipo, uma amostra do serviço que será apresentado para que o investidor conheça o seu negócio, pois é difícil para ele imaginar apenas como uma ideia. Em seguida, demonstre a sua capacidade de execução para que o investidor possa avaliar se você conseguirá executar o projeto.
      Se você e seus sócios têm um grande potencial técnico, mas têm problemas com relação a desenvolvimento de estratégias, visão de mercado, planejamento tático, disciplina financeira e relacionamento com possíveis agentes financiadores externos busque desenvolvimento ou incorpore um ou mais sócios com alguns desses perfis mais desenvolvidos ou contrate um profissional de mercado. Uma boa ideia inovadora pode se perder se não for possível fazer previsões e efetuar vendas, produzir e distribuir na quantidade demandada, e se não existirem recursos na hora certa para realizar as atividades necessárias.
    • Outras oportunidades
      Você não encontrou uma oportunidade acima que se enquadre no que deseja fazer? Lembre-se que essas são algumas sugestões. Existem muitas oportunidades de negócios dentro do universo da internet, algumas já bastante conhecidas, outras nem tanto, que você pode explorar. Alguns negócios tradicionais que realizem a instalação de redes, o desenvolvimento de sites, o desenvolvimento e comercialização de sistemas para empresas, a manutenção e conserto de equipamentos, webdesign etc., também têm espaço nessa tendência.
    • 1Alto alcance da tecnologia
      A possibilidade de se acessar a internet de qualquer lugar, a qualquer hora, por qualquer tipo de pessoa, de qualquer idade, classe social e renda faz com que a disseminação da tecnologia e da informação seja intensa e extraordinariamente rápida.
    • 2Expansão da conexão e do número de usuários
      O número de domicílios que possui microcomputadores ligados à internet, em Goiás, passou de 17,5%, em 2008, para 32,4%, em 2011. No período de 2005 a 2011, o crescimento do acesso brasileiro à internet foi de 144%, enquanto que em Goiás, o acréscimo foi de 187%. O Estado está em 2º lugar no ranking de número de usuários de celular com 77,7%, somente atrás do Distrito Federal (87,1%) (PNAD/IBGE). Os números não fazem distinção entre celular com ou sem acesso à internet, entretanto, números da Kantar Worldpanel estimam que o número de smartphones, em 2016, no Brasil, será de 75 milhões.
    • 3Criação de novas opções de interação
      Por meio de novas ferramentas como o Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, Skype etc. Além disso, na educação, novas formas de interação como fóruns, cursos na modalidade de ensino a distância com a disponibilidade de tutores, ampliaram as possibilidades e formas de aprendizado.
    • 4Baixos custos para diversas atividades
      Os custos envolvidos para muitas atividades realizadas na internet implicam somente o acesso (lan house, serviços de operadora de celular ou conexão banda larga) e a compra do equipamento É possível se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, realizar compras sem sair de casa, assistir filmes e séries, fazer cursos de inúmeros temas, ler livros, entre outras inúmeras atividades com o custo mínimo ou de forma gratuita.
    • 5Aumento dos gastos por impulso
      Beneficiados pela facilidade de acesso, pagamentos mais rápidos e recursos inovadores, diminuindo o intervalo de tempo entre o interesse do consumidor por um produto e a decisão de adquiri-lo A distância entre o desejo e sua realização pode ser apenas de um clique As empresas disputam, a todo o momento, a impulsividade dos consumidores e uma das estratégias mais comuns é a comunicação com o público via redes sociais.
    • 6Aumento do poder do consumidor
      A rapidez de resposta que a conectividade proporciona, faz com que o consumidor utilize a internet e, principalmente, as redes sociais para fazer a sua opinião conhecida Se gostarem de algum produto ou atendimento podem indicar, elogiar e até mesmo se tornar defensor da marca, mas se não, eles reclamam e cobram seus direitos ali mesmo, para todo mundo ver Em um mundo, em que 92% das pessoas acreditam que a indicação de pessoas conhecidas é o meio mais confi ável de se obter informações (pesquisa Nielsen), o monitoramento da imagem de um produto ou de uma empresa e a busca para a resolução dos problemas passou a ser essencial.
    • 7Avanço da tecnologia
      Disponibiliza, a cada dia que passa, novidades que são consumidas de forma ávida e rápida Além disso, proporcionam melhores formas e maior rapidez de acesso.
  • Você sabia?
    Em um universo em que as pessoas se expõem, divulgando suas atividades diárias, sentimentos, sucessos e fracassos, a euromonitor international aponta uma tendência denominada de apego visual. a principal manifestação dessa tendência é o selfie, aqueles autorretratos que cada vez mais têm tomado espaço nas mídias, principalmente nas sociais como o Facebook e o Twitter. empresas já aproveitam para lançar promoções, nas quais associam a marca e estimulam a autodivulgação. um grande exemplo da exposição e repercussão que uma ação de marketing pode ter apoiada no selfie, pôde ser observada na festa do Oscar 2014, na qual a anfitriã do evento gerou uma foto de superestrelas (jUlia Roberts, Brad Pitt, Angelina Jolie, Maryl Streep, entre outros artistas) com um celular Samsung (patrocinador do evento) e postou no Twitter. a imagem bateu o recorde de retweets e foi repassada, em 90 minutos, por mais de quase dois milhões de usuários.
    Fica a dica!
    Você já marca a presença de sua empresa na internet? Ainda não? Pois saiba que o seu cliente pode estar lá pesquisando informações sobre os bens e serviços que deseja adquirir (67% dos usuários da internet, de acordo com pesquisa TIC Domicílios 2012), mesmo que ele não os compre no momento da pesquisa, escolhendo coletar informações para decidir sua compra depois Fique atento! Enquanto você resiste, seu concorrente abraça a mudança Como diria Bill Gates: “Daqui a algum tempo só existirão dois tipos de empresas: as que estão na internet e as que não estão em lugar algum ”
  • A internet é um território vasto para implementar medidas de inovação para sua empresa Vejamos algumas:

    • Enquanto alguns empreendedores faturam desenvolvendo os aplicativos para dispositivos móveis, outros podem se utilizar deles para melhorar o seu negócio, adicionando diferenciais competitivos à sua operação, com pouco ou nenhum investimento. Acompanhe sua conta e faça transações bancárias fora do escritório; se tem equipe de vendas na rua, utilize um aplicativo que faça transações com cartão de crédito direto do celular, mediante uma taxa mensal; salve arquivos que estão no seu computador e os acesse por meio do celular ou do tablet e ainda compartilhe- os com sua equipe de trabalho; faça anotações de novas ideias ou atas de reuniões, você pode incluir até fotos para ilustrar as anotações; fotografe cartões de visita e os coloque diretamente na agenda do aparelho Investigue os aplicativos que mais se encaixam com suas necessidades e equipamento, e aproveite
    • Crie um blog para sua empresa A principal vantagem é realmente colocar a empresa na internet, mas mesmo que você já tenha um site, o blog pode ser uma opção mais ativa, rápida, e de linguagem mais informal e descontraída para você se comunicar com o seu cliente É uma opção de baixo investimento e fácil de ser criada e mantida Você pode divulgar novos produtos, avisar que lançou nova coleção ou que chegaram novidades, ou dar dicas de uso É um canal rico de comunicação direta com seu cliente ou potencial cliente Você pode passar uma boa impressão, mostrando que sabe o que está fazendo Mas atenção! Ele precisa ser alimentado regularmente e é necessário que a pessoa responsável saiba escrever Erros de português e texto fora do alcance do seu público-alvo podem ter o efeito contrário do que se espera
    • O seu negócio não tem site, blog e não tem nenhuma presença na internet? Você gostaria de divulgar seus serviços de alguma forma? Enquanto você não se aventura em criar uma ferramenta específi ca para seu empreendimento, divulgue seus serviços por meio de classifi cados, mídias sociais, youtube etc Algumas formas de divulgação são gratuitas.
    • Pretende criar um site para expor seus produtos ou as instalações de sua empresa? Além da necessidade de cuidar da organização e clareza das informações e outros detalhes técnicos da criação de um site é importante investir nas imagens que você irá disponibilizar. A utilização de fotografias de profissionais competentes faz a diferença na apresentação do produto ou da empresa, passando uma impressão de seriedade, além de melhor ilustrar suas características. Uma boa imagem valoriza o espaço ou produto a ser comercializado. Quem nunca sentiu fome ao ver uma foto bem feita de pizza com queijo derretido, ou não sentiu vontade de visitar um local após ver as fotos?
  • Idéias de Negócios

    Veja aqui algumas idéias de negócios com grande potencial para Goiás, conforme o Estudo de Tendências e Oportunidades de Negócios produzido pelo Sebrae.

    Para cada idéia serão apresentados conceitos e informações relativas a processo produtivo, mercado, marketing e vendas, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, necessidade de pessoal, custos e capital de giro, fonte de recursos, planejamento financeiro, legislação, cursos, eventos e sites com informações de interesse do empreendedor.

    Selecione e receba em seu e-mail ou envie à um amigo as idéias de negócios que lhe interessar.

    Lembre-se, decidindo em abrir a sua empresa ou desejando expandí-la, procure o Sebrae mais próximo para lhe ajudar com seu plano de negócios e demais estratégias para o sucesso de seu empreendimento. Boa sorte!

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