(In) Segurança

Voltar
  • Oportunidade de negócios

    Impotência. Esse é o sentimento que muitas pessoas sentem perante a situação em que vivemos atualmente. É difícil encontrar uma pessoa que não tenha sido vítima de algum tipo de violência, seja contra si mesmo, sua família ou seu patrimônio.
    A sensação de insegurança e a certeza da impunidade crescem juntamente com os índices de criminalidade. A impressão é de que nada e nem ninguém está a salvo. Assim, enquanto os criminosos se reinventam com ousadia, a população se encolhe e se protege como pode, tomando muitas vezes para si o que é dever do Estado. É disso que se trata essa tendência. A necessidade de proteger a si mesmo e aos seus, de se sentir menos vulnerável, de reduzir o mal-estar geral causado pela impotência. Em busca de uma sensação mais confortável, a população se blinda e investe em segurança privada de todos os tipos, já que o sentimento é de que a segurança pública não cumpre bem o seu objetivo de proteger o cidadão. Ele se retrai e busca alternativas para se socializar, que envolvam menos riscos. E o modo de vida das pessoas é alterado para se adaptar a essa realidade.
    O empreendedor deve acompanhar essas mudanças, pois direta ou indiretamente elas irão influenciar o seu negócio. Diretamente, se o seu negócio estiver ligado à segurança. Além disso, ele também faz parte dessa população e das estatísticas, já que seu negócio pode ser vítima da criminalidade e ele também deverá se proteger. Indiretamente, pois a tendência impulsiona negócios de outros segmentos, já que as pessoas mudam seus hábitos para se sentirem mais seguras.
    Entenda melhor como a insegurança influencia o mundo em que vivemos e os principais fatores que a impulsionam:

    • Empresa de gestão de frotas e localização de veículos
      As empresas com frotas de caminhões, ônibus, motos ou carros enfrentam muitos desafios para controlar seus veículos e motoristas. Além dos roubos do veículo e das cargas que é um problema alarmante, existem outros fatores de ordem gerencial que fazem com que um sistema de gestão de frotas e localização de veículos seja uma opção interessante. Situações como fretes não programados, roubos de mercadorias, consumo desnecessário ou desvio de combustível, uso do veículo para atividades pessoais etc., podem ser coibidas com um bom sistema.
      Esse tipo de negócio lida ao mesmo tempo com a segurança dos veículos e com a gestão das frotas, que para uma empresa que possui muitos veículos em atividade é de grande importância. O negócio não é novo, mas ele se reinventa, com novas tecnologias envolvidas e a crescente possibilidade de refinamento de dados.
    • Comércio e instalação de equipamentos de segurança
      A cada dia aumenta a sensação de insegurança e, com isso, surgiram novas tecnologias com sistemas cada vez mais avançados. São diversas opções para comercialização e instalação de equipamentos de segurança.
      Esse ramo agrega os prestadores de serviço de monitoramento e manutenção, comerciantes e instaladores dos equipamentos, como alarmes monitorados, câmeras de vigilância, sistemas de detecção de incêndio, entre outros.
      Com a crescente sensação de insegurança, investimentos na área de segurança eletrônica residencial como cercas elétricas, câmeras de vigilância, sensores e alarmes são uma tendência para garantirem certo conforto ao cidadão.
      Com o aumento do uso das redes sem fio, por meio do acesso remoto de computadores em geral, smartphones ou tablets, cresce a comercialização, instalação e manutenção de equipamentos de segurança eletrônica predial ou residencial.
    • Comércio e instalação de portões eletrônicos e dispositivos de acesso
      O comércio e instalação de portões eletrônicos acompanham essa ascensão no mercado de vigilância e tecnologia com a praticidade do acionamento remoto ao chegar ou sair de um ambiente, seja de residências, condomínios e/ou empresas.
      Existem muitas novidades no mercado de dispositivos de acessos como o leitor biométrico por íris, reconhecimento de face, leitura de placas de veículos, câmeras 360º, botões de pânico etc.
    • Empresas de vigilância
      As empresas que atuam na área de vigilância são especializadas em segurança física e patrimonial, em que exercem uma vigilância ativa.
      É um serviço bastante demandado, que pode utilizar diferenciais para inovar no mercado como oferecer um serviço de acompanhamento de pessoas a locais ou horários mais perigosos.
    • Software de segurança digital
      Os profissionais responsáveis pela segurança digital são os especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Eles trabalham para proteger dados, arquivos e programas de diversas ameaças aos sistemas de computadores.
      O mercado nessa área é amplo e é possível atuar em segurança corporativa (proteger dados e informações e auditorias de sistemas), desenvolvimento de softwares de segurança (monitoramento de computadores e redes), perícia forense (crimes cibernéticos) e inteligência do Estado (segurança dos dados sigilosos governamentais).
    • Empresas de seguro
      O segredo para prosperar nesse ramo é o bom atendimento no momento da necessidade. Quem faz um seguro o faz por segurança, mas no fundo não pretende usá-lo. O empreendedor ao escolher esse negócio deve ser bem claro, explicando todos os aspectos do seguro contratado, para que o cliente possa fazer uma boa escolha. É um tipo de negócio em que a indicação por bons serviços prestados é muito presente.
    • 1Aumento da criminalidade
      O aumento da criminalidade vem crescendo junto com a população. Dados encontrados em estudo de tendências do IMB/Segplan-GO demonstram o crescimento dos crimes, passando de 18.430 crimes contra a pessoa, em 2000, para 22.122, em 2010; e de 78.917 crimes contra o patrimônio, em 2000, para 100.937, em 2010. Entretanto, cabe ressalva que os crimes tendem a aumentar quando a população também aumenta. Entre 2000 e 2010, a criminalidade total cresceu 25%, a criminalidade contra a pessoa 20% e a contra o patrimônio 28%, sendo que a população cresceu 20%. Ou seja, quando se considera um número mais abrangente de crimes, o crescimento parece acompanhar o crescimento da população.
    • 2Sensação de insegurança
      Mesmo sendo um fator inerente à nossa sociedade, já que todos nós de uma maneira ou de outra, em maior ou menor grau, sentimos essa sensação, coletamos alguns dados para demonstrar o impacto que ela tem na vida das pessoas. Em uma pesquisa realizada em fevereiro de 2014 pela CNT/MDA, que monitora a expectativa da população com relação à segurança pública para os próximos seis meses, ficou claro que a população não acredita que a situação vai melhorar (37,8% consideram que vai continuar igual e 33,7% que vai piorar), 76,8% acreditam que a violência aumentou na cidade em que mora, nos últimos anos. O tipo de violência que mais preocupa é o assalto à mão armada, com 36,8%, seguido de latrocínio (roubo seguido de morte), com 25,3%, roubo a residência (14,8%), estupro (13,5%), sequestro-relâmpago (3,5%) e furto de veículos (2,5%). Nada mais natural que nesse cenário a pesquisa aponte a segurança como 3º setor que mais mereça melhorias, atrás de saúde e educação. O grande número de crimes impunes contribui para aumentar a sensação de insegurança.
    • 3Aumento do temor quanto à delinquência juvenil
      Ainda na pesquisa da CNT/MDA foi evidenciado esse temor, quando o fator mais apontado pelo entrevistado foi que para coibir a violência na cidade, a redução da maioridade penal para 16 anos é o fator mais importante (36%). O incômodo é maior do que com o policiamento nas ruas (31,9%) e a necessidade de mais investimento em educação (18,4%).
    • 4Diversos fatores causadores do cenário de insegurança
      Existe um certo consenso entre os especialistas do assunto, que há uma relação praticamente direta entre violência e desigualdades sociais. Além disso, falhas na legislação, a impunidade e um sistema de justiça criminal lento e desacreditado contribuem para esse cenário.
    • 5Mudança de hábitos
      A sensação de insegurança afeta o modo de vida das pessoas e as obriga a fazer mudanças para se sentirem mais seguras. Assim, elas trazem cada vez mais seus relacionamentos para dentro de suas casas. Seus filhos brincam menos na rua, aumenta-se a procura de serviços de entrega, utiliza-se a tecnologia para interação a distância. A tendência Cocooning de Faith Popcorn da Brain Reserve é um exemplo disso. Ela preconiza a criação de um ambiente seguro, que proporcione em casa o conforto, segurança e entretenimento necessários para as pessoas. Percebe-se que essa tendência compartilha seu conceito com a tendência Morar Bem, identificada neste estudo. Eles compartilham a premissa da segurança e bem-estar proporcionada por seu “casulo”.
  • Você Sabia?
    Você utiliza o serviço de computação em nuvem para armazenar seus dados? Se você trabalha com muitos dados e teme que eles se percam ou que sejam roubados, uma alternativa é armazenar seus dados na nuvem (os seus dados não ficam no seu computador e sim em uma rede que você acessa de qualquer lugar por meio da internet).
    Se você trocar de equipamento poderá continuar acessando seus dados. Em caso de roubo do computador/notebook seus dados estarão preservados. Contrate um provedor de nuvem que ofereça um serviço que você não tenha que se preocupar após a assinatura do contrato. Ele se responsabilizará pela segurança dos dados.
    Fica a Dica!
    Estudo encomendado pela Symantec revelou que 40% das micro empresas brasileiras, apesar de preocupadas com a segurança, não possuem ferramentas de recuperação de servidor ou backup (INFO on-line).
    Sua empresa é bem pequena e você só tem um computador? Você tem o hábito de fazer backup? Independentemente do tamanho de sua empresa e quantidade de equipamentos de informática você possua, a segurança dos seus dados é primordial. Não corra riscos desnecessários. A qualquer momento, um mau funcionamento pode ocorrer, danificando o disco rígido da sua máquina, ou o seu equipamento pode ser roubado e você pode perder todos os seus dados.
    • A inovação de uma empresa pode estar na forma de se organizar internamente. Se você ainda não tem, estabeleça uma política de segurança com relação aos dados da sua empresa, a ser seguida por seus funcionários. Independentemente do tamanho da sua empresa, seus dados têm que ser protegidos. Ao criar regras de postura, organização e cuidado com os dados você reduz o risco de informações extraviadas. A política de segurança irá prever o que pode ou não ser realizado na instituição. Ela atribuirá direitos e responsabilidades e estipulará penalidade àqueles que não cumprirem a política. É importante que a política de segurança vise à confidencialidade, à integridade e à disponibilidade do dado.
    • Se você tem uma corretora de seguros, sabe que esse é um mercado muito concorrido, no qual existem produtos e serviços muito similares, com práticas de preços parecidas. O atendimento é o seu principal diferencial. A sua relação com o seu cliente deve ser cultivada desde o primeiro contato. Um bom profissional não tenta vender qualquer coisa e sim, analisa a necessidade e as características daquele cliente, antes de indicar qual seria a melhor opção. O cliente notará a transparência de sua empresa, o que contará valiosos pontos na hora da renovação do seguro. Crie uma imagem de solucionador de problemas. Todos os que compram seguros não desejam usá-los, mas quando necessário, eles querem ter o mínimo de contratempos possível. Então esteja acessível, construa um relacionamento com o cliente. Lembre-se que esse é um serviço o qual a indicação é bastante valorizada.
  • Idéias de Negócios

    Veja aqui algumas idéias de negócios com grande potencial para Goiás, conforme o Estudo de Tendências e Oportunidades de Negócios produzido pelo Sebrae.

    Para cada idéia serão apresentados conceitos e informações relativas a processo produtivo, mercado, marketing e vendas, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, necessidade de pessoal, custos e capital de giro, fonte de recursos, planejamento financeiro, legislação, cursos, eventos e sites com informações de interesse do empreendedor.

    Selecione e receba em seu e-mail ou envie à um amigo as idéias de negócios que lhe interessar.

    Lembre-se, decidindo em abrir a sua empresa ou desejando expandí-la, procure o Sebrae mais próximo para lhe ajudar com seu plano de negócios e demais estratégias para o sucesso de seu empreendimento. Boa sorte!

    Corretora de Seguros
    Rastreamento de Veículos
FECHAR
Receba nosso documento em seu e-mail
Informe os dados abaixo e clique no botão “Enviar”.