Envelhecimento da População

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  • Oportunidade de negócios

    Envelhecer é destino de todos. E os dados são incontestáveis, a cada dia que passa o Brasil está mais envelhecido. Enquanto alguns querem comprar tempo para fazer mais e mais com o tempo disponível, outros começam a chegar ao fim da estrada. E de acordo com o IBGE, a estrada está mais longa para boa parte da população. É um dos fatos mais evidentes para os estudiosos de tendências.
    Entenda porque o envelhecimento da população é considerado uma tendência para os próximos anos.

    • Agências de viagens – pacotes para idosos
      Para que as agências de viagem possam competir no atual mundo dos negócios é preciso inovar, identificando as novas oportunidades que agreguem valor a seus produtos e serviços e proporcionem acesso a novos mercados.
      Um mercado de grande crescimento para o turismo, que você pode direcionar sua atuação, é o da terceira idade. Os representantes dessa faixa etária passam longe do sofá e adoram viajar. E eles não viajam somente com a família, viajam também em grupo. Muitos deles compram o pacote com bastante antecedência e, ao contrário do que muitos pensam, os idosos gostam de visitar locais que tenham bastante atividade, com atrativos tanto de dia quanto à noite. As viagens com roteiros religiosos e culturais também são bastante procuradas por esse grupo.
      Para eles é uma oportunidade de socializar, fazer amigos. Que tal incluir em seus pacotes experiências novas como aulas de dança com profissionais, aulas de culinária de um prato típico da região visitada, bailes temáticos etc.
      Outro fator interessante do negócio é a redução do impacto do fator sazonalidade, já que grande parte desse público já se aposentou e pode viajar durante a baixa temporada.
      O Ministério do Turismo desenvolveu o Programa “Viaja Mais Melhor Idade” para incentivar o turismo entre os idosos. As agências interessadas podem se cadastrar e ofertar pacotes específicos para o Programa, que tem parceria com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Por meio dessas instituições o viajante pode financiar a viagem em até 48 vezes.
    • Cuidadores de idosos
      De acordo com o Guia Prático do Cuidador, publicação do Ministério da Saúde, a função do cuidador é acompanhar e auxiliar o idoso a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha, contribuindo para sua qualidade de vida. Ressaltando sempre que, técnicas e procedimentos identificados por serem de responsabilidade de outras profissões legalmente estabelecidas, particularmente da área de enfermagem, não fazem parte da rotina do cuidador.
      O empreendedor pode abrir uma agência especializada nesse tipo de atendimento profissional e ainda fazer parcerias de indicação com profissionais e instituições de saúde ou atuar por conta própria, legalizado como microempreendedor individual.
    • Loja Retrô
      Existe um componente de saudosismo entre as pessoas acima de 40/50 anos. Ter maior apego ao passado, à medida que se avança na idade, é uma característica do ser humano.
      O empreendedor que deseja utilizar essa tendência pode abrir uma loja, com estrutura física ou virtual, misturando o novo com o conceito retrô ou vintage e/ou optar por comercializar produtos usados. Há um forte apelo na decoração, moda e em alguns objetos de consumo até eletrodomésticos.
      Os produtos retrôs, iguais aos do passado, mas com uma nova releitura, sempre vêm com um diferencial. A estratégia é retomar o antigo com um toque de modernidade.
      Os consumidores trazem o desejo de resgatar a memória e relembrar os bons tempos já vividos. Basta olhar as vitrines para percebermos o relançamento de produtos de sucesso de décadas atrás e que continuam fazendo sucesso nos dias atuais.
      Algumas sugestões de produtos que podem ser comercializados: objetos de decoração como telefones analógicos, pôsteres, porta-retratos, placas decorativas, ilustrações de filmes antigos; discos de vinil e aparelhos de som; camisetas com estampas de eventos ou bandas antigas; camisetas de time retrô; miniaturas de carros e motos antigas, entre outros.
    • Condomínio residencial
      Muito comuns nos Estados Unidos, os condomínios residenciais são adaptados às necessidades das pessoas de mais idade. Os ambientes são planejados e adequados a esse público.
      E como requerem mais cuidados, conceitos importantes devem ser adequados na hora da construção como piscinas com escadas, corrimãos, pisos antiderrapantes. Nas áreas comuns devem ser instalados bancos e mesas com cantos arredondados; nos banheiros, banco basculante dentro do box; as fechaduras devem ser invertidas para facilitar a abertura; as camas mais baixas; as tomadas elétricas mais altas para que não seja necessário abaixar e, principalmente, portas de vão livre maiores. Os espaços de circulação devem ser mais espaçosos e facilitar o uso de cadeira de rodas e uso de andadores.
      Para dar mais segurança, especialmente aos que moram sozinhos, é possível instalar em todos os ambientes botões de emergência, que podem ser acionados em qualquer eventualidade.
      Mesmo que o empreendimento não tenha o foco somente no idoso, a empresa pode dar contornos ao projeto para adaptar as necessidades aos mais idosos e utilizar os detalhes como diferencial.
    • Empresa especializada em adaptação residencial para idosos
      Uma alternativa que pode ser interessante para aproveitar esse mercado em crescimento é atender uma demanda considerável, a de adaptação residencial para idosos.
      Com o avanço da idade, os idosos não contam mais com tanta elasticidade e rapidez como antes. Opções de adaptação são necessárias para que eles não se acidentem em suas casas. O risco de morte de idosos por queda é seis vezes maior do que por doença. Assim, a prevenção quanto a quedas na terceira idade é fundamental. E algumas são simples e baratas. As adaptações vão do objeto mais simples como um tapetinho à uma adaptação elaborada.
      Uma loja dessas poderia prestar o serviço de adaptação, na qual um profissional especializado seria responsável por levantar as reais necessidades da habitação. A empresa forneceria também os produtos e os profissionais para realizar as adaptações.
      Novos mobiliários e equipamentos foram desenvolvidos com dimensões e funções adequadas para tornar mais segura e confortável a casa de idosos (barras de apoio, cadeiras no box do banheiro, cabideiros mais baixos etc.). Em alguns casos, mudanças estruturais (aumento de portas, construção de rampas, mudança na altura dos objetos etc.) são necessárias.
      A empresa pode estender seus serviços para portadores de necessidades especiais, considerando que muitas de suas necessidades são semelhantes.
    • Academia de ginástica para melhor idade
      O segmento é promissor, afinal de contas a expectativa de vida cresceu dando novo fôlego aos idosos. Eles estão cada vez mais ativos e uma academia para melhor idade deve harmonizar saúde e bem-estar em uma fase da vida que é importante uma reestruturação física personalizada. Busque parcerias com nutricionistas e fisioterapeutas.
      O empreendimento deve ser equipado com aparelhos específicos que proporcionem melhorias na força, flexibilidade, função aprimorada, equilíbrio. O foco deve ser na melhoria da qualidade de vida. Ofereça um tratamento diferenciado com profissionais treinados para atender especialmente esse público.
    • Loja de roupas para idosos – atendimento em domicílio
      Muitos idosos desejam aparentar mais juventude e a moda pode ser utilizada para tal. Segundo Estudo de comportamento de consumo elaborado em 2011 pelo Sebrae, algumas reclamações quanto à oferta de produtos para esse público são: dificuldade de encontrar roupas sociais (talvez por estarem fora do mercado de trabalho), roupas que não apresentam numeração de acordo e os modelos não acompanham a moda atual. As senhoras esperam encontrar produtos adaptados ao seu corpo, mais joviais, com as cores da moda.
      O empreendedor, para atender esse público, pode criar uma linha de roupas direcionada especialmente a eles, com tecidos leves abordando diversos estilos, do casual ao elegante, inclusive para prática de esportes. A empresa também pode optar por atender os idosos que tenham necessidades especiais ou que estejam acamados, com modelos pensados para facilitar sua rotina de se vestir.
      Um diferencial que se pode dar ao negócio é proporcionar o atendimento em domicílio, considerando que muitos idosos sofrem de mais de uma doença crônica como Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Alzheimer, AVC e outras.
    • 1Redução da Taxa de Fecundidade
      Além das mulheres adiarem a maternidade, elas também têm reduzido o número de filhos. A taxa de fecundidade total em Goiás (número médio de filhos por mulher), de acordo com projeção do IBGE, passará de 1,74, em 2010, para 1,61, em 2015, e 1,45 em 2030.
    • 2Projeções de aumento da população idosa
      Segundo artigo de Alves e Cavenaghi (2012), professores da ENCE/IBGE, a expectativa de vida média da população brasileira mais do que dobrou no século 20, passando de cerca de 30 anos, em 1900, para 69 anos, em 2000 e cerca de 73 anos, em 2010, devendo chegar entre 75 e 76 anos, em 2020. São menos pessoas nascendo e mais pessoas envelhecendo, transformando a realidade brasileira de uma sociedade mais jovem em uma mais envelhecida. Medidas para reduzir o impacto desta realidade devem ser avaliadas entre diversas áreas da sociedade. Quanto ao ponto de vista do mercado é necessário preparar para atender à demanda que será crescente.
    • 3Evolução da medicina
      Esses avanços são claramente vistos tanto na medicina curativa quanto na preventiva. Novos tratamentos, técnicas cirúrgicas e medicamentos têm lugar de destaque para a preservação da vida por mais tempo. Alguns programas públicos de combate a doenças e a ampliação do saneamento básico contribuem com o cenário (Katuta e Ribeiro, 2007).
    • 4Aumento da renda
      A renda mensal dessa faixa etária tem crescido significativamente. Estima-se que o rendimento dos idosos passará de 16 bilhões de reais, em 2006, para 25 bilhões de reais, em 2020, (Macroplan). Com o aumento da renda foi possível melhorar a alimentação e ampliar o acesso a medicamentos e tratamentos de saúde, fora do sistema de saúde pública.
    • 5Mudanças no perfil do idoso
      O perfil da terceira idade mudou. Ser idoso antigamente era sinônimo de jogos de dama na praça, tricô e sofá. Apesar desse grupo ainda existir, ele vem dando lugar a um novo grupo que viaja regularmente, frequenta a faculdade, se cuida, dança, vai à academia regularmente e até se conecta à internet.
    • 6Busca da qualidade de vida
      O idoso assume a responsabilidade por tornar a sua vida mais longa, cuidando da saúde e do bem-estar, corpo e mente. Muitos deles ainda têm vida economicamente ativa e estão preocupados em viver mais e melhor. Todo bem ou serviço que possa contribuir para uma melhor qualidade de vida dessas pessoas têm um mercado potencial bastante elevado.
    • 7Consumo compensatório
      É uma forma de autorrecompensa pelos sacrifícios e economias que tiveram que fazer durante a vida, enquanto tinham que trabalhar duro e criar os filhos. Nesse tipo de consumo, as pessoas se importam menos com o fator preço em suas decisões, e mais com a satisfação proporcionada (Estudo de Comportamento de Consumo, Sebrae).
  • Você está no mercado e gostaria de expandir suas atividades, especializando nesse público? Aqui vão algumas dicas pra você ficar atento:

    • Eles valorizam o atendimento de qualidade, educado e paciente, sem pressa para executar a venda. Capacite seus vendedores para que eles possam oferecer um atendimento de qualidade.
    • Ao contrário do que muitos pensam, os novos vovôs e vovós estão cada vez mais conectados, têm perfis sociais e utilizam a rede para falar com os netos a distância, enviar e-mails para amigos, buscar informações e até mesmo comprar.
    • Os idosos costumam consultar outras pessoas antes de decidir por uma compra. O empreendedor deve estar ciente que o produto pode passar pela aprovação de mais de uma pessoa.
    • Eles gostam de ter informação e conhecimento antes de decidir sobre a compra de um produto. Dessa forma, as empresas devem divulgar anúncios com bastante informação e capacitar seus vendedores com o conhecimento necessário sobre os produtos.
  • Idéias de Negócios

    Veja aqui algumas idéias de negócios com grande potencial para Goiás, conforme o Estudo de Tendências e Oportunidades de Negócios produzido pelo Sebrae.

    Para cada idéia serão apresentados conceitos e informações relativas a processo produtivo, mercado, marketing e vendas, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, necessidade de pessoal, custos e capital de giro, fonte de recursos, planejamento financeiro, legislação, cursos, eventos e sites com informações de interesse do empreendedor.

    Selecione e receba em seu e-mail ou envie à um amigo as idéias de negócios que lhe interessar.

    Lembre-se, decidindo em abrir a sua empresa ou desejando expandí-la, procure o Sebrae mais próximo para lhe ajudar com seu plano de negócios e demais estratégias para o sucesso de seu empreendimento. Boa sorte!

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